5 livros que todo professor precisa ler

 

1- Conversas com Um Jovem Professor – Leandro Karnal

conversas-com-um-jovem-professor

“O professor entra na escola e parece que nasceu para dar aula: sabe como lidar com os alunos, faz camaradagem com os colegas, dialoga com os pais. Nunca comete um deslize, passa muito bem o seu recado e todos o adoram. Será que nasceu sabendo ou foi aprendendo ao longo de alguns sucessos e outros tantos fracassos?

Muitos são os livros que trazem teorias sobre a sala de aula, mas faltava um sobre a prática de ensinar. Não falta mais. Nestas “conversas” o leitor não encontrará citações de grandes obras, conhecerá experiências em classe. Tanto as que deram certo como as que fizeram o autor se arrepender depois.

Professor com vasta experiência, dono de texto envolvente, Leandro Karnal discute os problemas cotidianos daqueles que lecionam: como dar aula, como corrigir provas, o que é necessário lembrar numa reunião com os pais. Em poucas palavras: como realmente lidar com as práticas escolares. Obra imprescindível para quem se aventura a ensinar.” (Fonte: Editora Contexto)

2- Formando Professores: Caminhos da Formação Docente – Wilson Correia (Organizador)

formando-professores-caminhos-da-formacao-docente

“Quem não guarda na memória a presença de um professor ou de uma professora que o tenha marcado pelo resto da vida?

Talvez, todos nós sejamos gratos a algum ensinante que nos tenha dado lições de vida, preparando-nos para o trabalho, para a condição cidadã, para a existência mais humana e significativa. Contudo, como se formam o professor e a professora?

Este livro enfoca a formação de professores e apresenta caminhos para que esse preparo seja o melhor possível à altura da necessidade de aprender de nossos filhos e de todo e qualquer cidadão.

Foi pensando nisso que competentes formadores de formadores debruçaram sobre os aspectos fundamentais da formação docente para produzirem este livro “Formando Professores: Caminhos da formação docente”, que é uma contribuição à causa da educação, nossa prioridade número um.” (Fonte: Editora Ciência Moderna)

3- Um Bom Professor Faz Toda a Diferença – Taylor Mali

um-bom-professor-faz-toda-a-diferenca

“Neste livro, Mali conta histórias divertidas e tocantes de sua experiência no ensino fundamental, dando ótimos exemplos de como um bom professor pode influenciar positivamente a vida de seus alunos e incentivá-los a dar o máximo de si.

Ele mostra que, em qualquer matéria, as lições que não podem deixar de ser ensinadas são aplicação, empenho, cooperação, flexibilidade, superação, reflexão crítica e capacidade de resolver problemas – habilidades fundamentais no dia a dia de todas as pessoas.

E defende que o verdadeiro papel do professor é estimular o desenvolvimento de indivíduos que gostem de aprender coisas novas, sejam naturalmente curiosos, confiantes e flexíveis e estejam prontos para qualquer desafio que encontrem pela frente.” (Fonte: Editora Sextante)

4- O valor do professor – Gabriel Perissé

o-valor-do-professor

“O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira.” A frase do educador e escritor norte-americano William Arthur Ward representa bem a importância e a responsabilidade de professoras e professores, que precisam inspirar no aluno a confiança, o desejo de aprender e, fundamentalmente, a cidadania e os bons valores humanos. Mas é necessário que esses profissionais descubram seu verdadeiro valor e reconheçam a importância que lhes é designada.

As mais belas ideias sobre educação, os mais sinceros e comoventes elogios ao papel do ensino no desenvolvimento de um país e os sonhos mais generosos em que a escola aparece como espaço de verdadeiro aprendizado e crescimento humano não resolvem o problema da educação se as professoras e os professores não forem e não se sentirem valorizados. Esta obra, por meio de um rico diálogo, oferece argumentos mais que convincentes para a valorização desses profissionais, que ocupam lugar incomparável na vida de cada um de nós e na estrutura social.” (Fonte: Editora Autêntica)

5- Professores e professauros: Reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas – Celso Antunes

professores-e-professauros

“- Qual é a maneira certa de educar? Como se portar na sala de aula? Se o ensino não ocorre, o que há de errado? E você, é professor ou um “professauro”?

Irônico e ideológico, este texto, ainda que introspectivo, revela não apenas uma, mas várias fórmulas para inovar a prática educacional, evitando as constantes frustrações. Como professor, Celso escreve para os colegas de trabalho, revelando em detalhes o que pode ser feito para enriquecer a vivência em sala de aula.” (Fonte: Editora Vozes)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *