3 formas simples de criar e organizar objetos de aprendizagem

Partindo do pressuposto que os Objetos de Aprendizagem (OAs) são recursos educacionais, em diversos formatos e linguagens, cujo objetivo é mediar e qualificar o processo de ensino-aprendizagem, queremos mostrar nesta apresentação que é possível o professor criar seu próprio repertório de OAs de maneira inovadora, criativa e facilitadora da construção da...

RENOVAR: um NOVO caminho para (re)começar

Quando observamos a natureza, notamos que o seu funcionamento é cíclico. Esse processo garante a renovação daquilo que se tornou velho em algo novo, novamente. Uma árvore envelhecida jamais perde a esperança, pois vê no âmago do seu fruto as sementes de um novo tempo, de um novo recomeçar. No período da virada do ano, praticamos...

5 livros que todo professor precisa ler

  1- Conversas com Um Jovem Professor - Leandro Karnal “O professor entra na escola e parece que nasceu para dar aula: sabe como lidar com os alunos, faz camaradagem com os colegas, dialoga com os pais. Nunca comete um deslize, passa muito bem o seu recado e todos o adoram. Será que...

COMPETÊNCIAS PARA O SÉC. XXI E O PAPEL DA ESCOLA

Os alunos enfrentam, atualmente, um mundo onde mais do que nunca um conjunto mais amplo e profundo de habilidades são essenciais para o sucesso. As habilidades e competências exigidas e valorizadas no novo formato de sociedade tecnológica, interativa e interdisciplinar que estamos vivenciando demandam novas posturas frente aos desafios impostos. Trata-se de uma modelo social que exige, cada vez...

SER OU NÃO SER (PROFESSOR), EIS A QUESTÃO!

Tudo começa com a vontade de mudar o Mundo, vontade de fazer algo a mais e imprimir seu legado. Ser professor é lutar e relutar pela igualdade e dignidade e acima de tudo é um ato de coragem. O professor é um guerreiro que quer recriar a realidade e construir uma sociedade com identidade. Ser professor é aquele que acredita...

Educação 3.0 ? Um novo paradigma?

Seria um conceito evolutivo para a coerência entre o ambiente de aprendizado e as competências necessárias para a sociedade do conhecimento? O ambiente de educação e trabalho, típicos da sociedade do conhecimento em que vivemos no século 21, exige que escolas, colégios técnicos, universidades e centros de pesquisa integram de forma...

O Que é Pedagogia de Projetos e o Papel do Professor

A Pedagogia de Projetos é uma metodologia de trabalho educacional que tem por objetivo organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos e professores. O Que é Pedagogia de Projetos O trabalho por projetos requer mudanças na concepção de ensino e aprendizagem e, consequentemente, na...

Dois Principais Desafios da Educação Inclusiva

Garantir a educação escolar e promover o desenvolvimento das potencialidades dos alunos que apresentam alguma necessidade educacional na educação básica é um grande desafio. No entanto, faz-se necessária a discussão sobre como oferecer a inclusão para garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola regular. No Brasil, a regulamentação mais recente...

Importância da formação continuada

A FORMAÇÃO CONTINUADA é uma das principais estratégias para a conquista de uma educação de qualidade, sendo a formação inicial insuficiente para atender as exigências do mercado, além de não o único espaço onde os docentes aprendem sobre a profissão. A formação continuada emerge, então, como uma necessidade da profissionalização e atualização.    O...