Importância da formação continuada

A FORMAÇÃO CONTINUADA é uma das principais estratégias para a conquista de uma educação de qualidade, sendo a formação inicial insuficiente para atender as exigências do mercado, além de não o único espaço onde os docentes aprendem sobre a profissão.

A formação continuada emerge, então,imagemprof como uma necessidade da profissionalização e atualização.    O processo de formação do professor envolve a relação entre os conhecimentos teórico e prático, fazendo-o desenvolver habilidades para saber lidar com as diferentes situações  na atuação da prática docente.

As dimensões pessoal, profissional e organizacional devem ser consideradas aspectos necessários na formação de profissionais da educação, já que os saberes docentes provêm de diferentes fontes, o que requer uma atitude de compromisso do professor, no sentido de considerar um conjunto de decisões que são chamados a tomar no seu cotidiano, na sua aula e no contexto da organização escolar.

Assim, a formação continuada apresenta-se como fator relevante para uma atuação repleta de significação, possibilitando ao educador maior aprofundamento dos conhecimentos profissionais, adequando sua formação as exigências do ato de ensinar, levando-os a reestruturar e aprofundar conhecimentos adquiridos na formação inicial, além de manter-se atualizado das novas tendências na educação.

O professor que participa de atividades de formação continuada é um professor diferenciado e compromissado, refletindo na sua atuação em sala de aula.

A formação continuada pode acontecer por dois caminhos: pela instituição de ensino que oferece possibilidades de aprendizado e atualizações aos seus professores e colaboradores ou pela iniciativa do próprio professor que busca novos conhecimentos e caminhos. Além de termos a possibilidade de cursos presenciais e a distância.

Em breve, estaremos divulgando nossa lista de cursos e quero que você esteja sabendo de tudo sobre a Academia MultiAprendizagem, para isso, basta deixar seu email abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *