O Que é Pedagogia de Projetos e o Papel do Professor

A Pedagogia de Projetos é uma metodologia de trabalho educacional que tem por objetivo organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos e professores.

projetos-pedagogicos

O Que é Pedagogia de Projetos

O trabalho por projetos requer mudanças na concepção de ensino e aprendizagem e, consequentemente, na postura do professor.

O projeto deve ser considerado como um recurso, uma ajuda, uma metodologia de trabalho destinada a dar vida ao conteúdo tornando a escola mais atraente.

Significa acabar com a exclusividade do professor tradicional que decide e define ele mesmo o conteúdo e as tarefas a serem desenvolvidas, valorizando o que os alunos já sabem ou respeitando o que desejam aprender naquele momento.

Na Pedagogia de Projetos, a atividade do sujeito aprendiz é determinante na construção de seu saber e esse sujeito, que nunca está sozinho ou isolado, age em constante interação com os pares e meios ao seu redor.

Papel do Professor

Considerando que o papel do professor, em suas intervenções pedagógicas, é o de observar, estimular e mediar, criando situações de aprendizagem significativa.

É fundamental que este saiba conduzir os alunos pensarem a respeito do conhecimento que se espera construir, pois uma das tarefas do educador é, não só fazer o aluno pensar, mas acima de tudo, ensiná-lo a pensar certo.

Podemos considerar a Aprendizagem Baseada em Projetos como uma abordagem de ensino e aprendizagem do século XXI.

Em todos os níveis hierárquicos de trabalho, os profissionais precisam ser capazes de aplicar seu conhecimento e comunicar suas ideias a públicos variados, resolvendo problemas, planejando, monitorando e avaliando seu desempenho.

Quer receber um ebook sobre Pedagogia de Projetos?

Pedagogia Baseada em Projetos

A finalidade desse e-book é trazer ao professor orientações de como pensar e planejar um Projeto de maneira adequada de acordo com a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)
Além disso, você também aprenderá sobre:

  • OS BENEFÍCIOS DA ABP
  • PLANEJAMENTO DE PROJETOS
  • FORMULÁRIOS DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS

Clique AQUI para receber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *